Oficinas de Cultura, Esporte e Qualificação Profissional

imagem de noticia

Juventude oferece mais de 3.500 vagas em cursos para pessoas a partir dos sete anos

A Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente informa que há 3.505 vagas disponíveis em 35 cursos que são ofertados entre as quatro praças da Juventude do município. Segundo informações do órgão, há aprendizados como oficinas culturais e esportivas, além de qualificação juvenil.

Nos cursos definidos como oficinas culturais, podem se inscrever munícipes a partir dos 15 anos. A exceção é para o areia em tela, já que poderão participar pessoas a partir dos sete. Já os aprendizados de qualificação juvenil são destinados aos maiores de 15 anos. Das oficinas esportivas poderão se inscrever prudentinos a partir dos sete.

É válido afirmar que as aulas terão início a partir da primeira semana de agosto e que, dependendo do curso escolhido, o mesmo tem duração variável entre três a quatro meses.

Confira os cursos – Aerografia (40 vagas), Areia em Tela (80), Boxe (80), Capoeira (250), Fotografia (80), Grafite (80), Inglês (120), Italiano (12), Espanhol (120), Francês (120), Informática (600), Jiu-jitsu (100), Judô (140), Muay Thai (80), Percussão (40), Street Dance (200), Teatro (120) e Zumba (200). Os aprendizados citados serão ofertados nas quatro praças da Juventude.

Já os demais cursos, sendo eles: Agente Jovem Ambiental (30 vagas), Artesanato em Biscuit (15), Artesanato em Tecido (15), Canto (40), Compreendendo Escolha Profissional (480), Customização de Chinelo (15), Customização de Moda (15), Dança (100), Design de Bolsas Sustentáveis (15), Gravação Jovem (10), Maquiagem (20), Pintura em Tela (20), Rotinas Administrativas – Compras (20), Rotinas Administrativas – Departamento Pessoal (20), Rotinas Administrativas – Financeiro (20), Skate (80) e Técnicas Secretariado (20), serão oferecidos no CEU. A única exceção é de o de Skate, que também será ofertado na Praça do Ana Jacinta.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas nos locais. O telefone da Praça da Juventude ‘Marcos Vinha’, no Ana Jacinta, é o 3909-2444. O da ‘Lucas Nalini Paschoalin’, na Cohab, é o 3907-4549. O do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ‘Professor Samoel Brondi’, na zona leste, é o 3903-0457. E o da Juventude e Longevidade ‘Jayme Barbosa de Moura’, no Humberto Salvador, é o 3905-1686.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

NomeTipoDowload
Datas e horários das Oficinas - Praça da Juventude Humberto SalvadorPDF
Datas e horários das Oficinas - Praça da Juventude CEUPDF
Datas e horários das Oficinas - Praça da Juventude Ana JacintaPDF
Voltar ao topo

Institucional

A institucionalização e organização da Coordenadoria Municipal de Juventude dentro da administração pública municipal surgiu da constatação da necessidade de ação destacada e articulada com a participação do próprio jovem na definição de prioridades e abordagens específicas na condução das políticas públicas de juventude no município a exemplo dos governos estadual e federal.

A Coordenadoria Municipal de Juventude instituída em janeiro de 2013 está vinculada ao Gabinete do Prefeito e atua transversalmente dentro da administração pública municipal e em sintonia com as demandas de entidades, organizações juvenis e jovens em geral. Constitui numa instância formuladora, elaboradora e realizadora de ações voltadas diretamente à população jovem entre 15 e 29 anos de idade.

Destaca-se o foco dessa ação que está voltada para um segmento estrategicamente importante em um cenário de mobilização social, desenvolvimento e mudança - pois quem tem entre 15 e 29 anos está assumindo responsabilidades de vida, escolhendo caminhos, e contribuindo para os rumos sociais, econômicos e políticos do município de Presidente Prudente. Esta Assessoria age no sentido de facilitar que todas as políticas públicas necessárias ao pleno desenvolvimento dessa juventude prudentina que possui uma população juvenil aproximada de 55 mil jovens, ou seja, quase ¼ da população prudentina.

No Governo do Estado de São Paulo existe a Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Em âmbito nacional, os brasileiros contam com a Secretaria Especial de Juventude, órgão vinculado a Secretaria Geral da Presidência da República.

Voltar ao topo

Veja Mais

Voltar ao topo